Foto: Augusto Junior 
  • Preto Ícone Spotify
  • Black Instagram Icon
  • Black YouTube Icon
  • Black Facebook Icon
  • Deezer - Black Circle

CLARA faz parte do cenário musical de Natal/RN, com mais de 12 anos de carreira musical já recebeu prêmios, gravou álbuns, participou de vários projetos musicais e festivais, fez turnês pelo Nordeste e uma turnê/residência na Europa em 2014. É com essa bagagem que a artista se lança em mais um nova experiência, intimamente conectada com sua ancestralidade. 

ESCUTE O SINGLE ''FORÇA''

Durante sua gravidez (2016), criou-se uma condição que me permitiu mergulhar em si e pode refletir sobre a sua negritude e o seu lugar no mundo. Foram 3 anos de pesquisa buscando se conectar e encontrar o seu lugar na luta por equidade racial e de gênero, neste percurso nomes como Nina Simone, Angela Devis, Elza Soares, Martin Luther King, Billie Holiday, Itamar Assumpção, Carolina de Jesus, Jota Mombaça, Os Panteras Negras e tantos outros fizeram parte dos seus dias.

 

Neste momento de empoderamento, CLARA assume seu trabalho apenas como CLARA e, ao mesmo tempo, gesta seu novo disco, intitulado “Volte e Pegue”. 


Volte e Pegue é a tradução do símbolo sankofa utilizado pelo sistema de escrita do povo Akaan na África Central. A sankofa está associada diretamente ao provérbio ”não é tabu voltar para trás e recuperar o que você perdeu”. Neste álbum, Clara mergulha no seu universo de Mulher Negra, Mãe e habitante da periferia, onde observa um estado de sítio permanente e não declarado ao mesmo tempo, o acolhimento da comunidade, do lugar em que vive por  mais de 20 anos. 

Para que o álbum fosse produzido a artista criou uma campanha de financiamento coletivo na plataforma “Vakinha” com o intuito de custear o trabalho de parceiros e trabalhadores da cultura envolvidos em todas as etapas que envolvem a concepção de um álbum.

Paralelo ao financiamento coletivo, o lançamento do disco também foi aprovado no Edital de Economia Criativa 2020 do Sebrae/RN, mas a campanha continua em aberto para que o público possa colaborar em troca de recompensas exclusivas, já que em tempos de Pandemia a artista está com sua agenda de shows suspensa. 

O primeiro lançamento deste novo trabalho é o single Força, que chega nas plataformas digitais dia 10/07. 

Ficha Técnica: 

Voz e Letra: CLARA Pinheiro   

Beat, Guitarra, Bass e Piano: Zé Caxangá   

Produção Musical e Mixagem: Pedras   

Direção de Arte e Fotografia: Augusto Júnior 

Direção de Arte: Stéphanie Moreira  

Capa do Single: Gabriela Barbalho 

Figurino e Acessórios: Negro Charme  

Cabelo: Luiza Fonseca,  Elderlanne Tibiano  e Stéphanie Moreira

Maquiagem: Will  

Consultoria Artística: Sanzia Pinheiro 

Captação de Imagens: Thamise Cerqueira e Chystalina (Bruxaria Digital)

Coordenação e Produção: Carol Carvalho (DALE! Produções Culturais) 

Assessoria de Imprensa: Cecília Oliveira   

Selo: Rizomarte Records

Patrocínio: Sebrae/RN

© Rizomarte Records. Todos os direitos reservados

  • White Instagram Icon