OS trabalhadores

Cartaz: Gustavo Rocha 

DIa 18/07 estreia no YouTube a live ''Os Trabalhadores'', projeto que reúne o poeta Sol das Oliveiras e os músicos Pedras e Rafael Melo em uma performance sonora, poética e visual para o texto "Os Trabalhadores", originalmente escrito pelo poeta nordestino Rogaciano Leite. 

A live possui cerca de 15 minutos de duração e investe na conexão entre múltiplas linguagens. Declamação, batidas eletrônicas, sintetizadores, guitarras, figurinos conceituais e cenografia formam um amálgama fantasmagórico de expressões que intenta provocar alguma reflexão sobre o que foi o trabalho no século passado, a era das indústrias, e se algo de fato mudou de lá para cá. 

Rogaciano Leite (1920-1969), nascido em Pernambuco, foi poeta e jornalista de escrita contundente. Sua obra é a de um verdadeiro narrador atento ao universo da cultura popular nordestina e ao impacto social das forças econômicas e políticas que atravessaram sua época. Sol, Rafael e Pedras mergulharam no poema ''Os Trabalhadores'' e criaram uma fulgurante experiência audiovisual daquilo que nasceu como texto escrito. O resultado é uma performance que mantém firme o elo entre experimentação estética e consciência crítica, ampliando as possibilidades e os sentidos do texto original. A live foi filmada na Casa das Artes, Vila de Ponta Negra, por Larinha Dantas e Gabriel Souto e a edição ficou por conta do artista visual Daniel Nec. ''Os Trabalhadores'' foi aprovado no Concurso Público para Seleção de Projetos Culturais Integrados da Fundação José Augusto (Lei Aldir Blanc). 

Ficha Técnica: 

''Os Trabalhadores'' é um poema de Rogaciano Leite (1920-1969)

Declamação e Performance: Sol 

Guitarra: Rafael Melo

Direção, Produção Musical, Programação, Baixo, Sampler,

Sintetizadores, Beats, Mixagem e Masterização: Pedras

Direção de Fotografia e Captação de Imagens: Larinha Dantas e Gabriel Souto 

Montagem, Edição, Finalização e Imagens Adicionais: Daniel Nec

Direção de Arte e Figurino: Délia Diniz

Identidade Visual(cartazes): Gustavo Rocha

Captação de Áudio e Técnica: Gsom

Cenografia: Maria, Délia e Pedras

Assistente de Produção: Maria di Lia 

Locação: Casa das Artes 

Assessoria de Comunicação: Rizomarte Records

Realização: Estúdiocigarra

Patrocínio: Lei Aldir Blanc, Rio Grande do Norte. Fundação José Augusto, Governo do RN. Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo e Governo Federal

  • Black YouTube Icon