Please reload

Posts Recentes

O bregawave de Luísa e os Alquimistas: assista ao vídeo de Furtacor, novo single do grupo

August 21, 2019

1/3
Please reload

Posts Em Destaque

CLARA lança Força​​, primeiro single do álbum Volte e Pegue

July 10, 2020

A cantora e compositora potiguar ​CLARA lança a música ​“Força”​, primeiro single do seu quinto álbum, intitulado ​Volte e Pegue. ​A faixa estará disponível nas plataformas de streaming a partir de 10/07, abrindo os caminhos para o seu mais novo trabalho, que conta com direção musical partilhada entre ela e Zé Caxangá e colaboração dos produtores musicais Pedras e Gabriel Souto. O lançamento é pelo potiguar Rizomarte Records.

 

A faixa vem acompanhada de videoclipe, com imagens captadas durante o ensaio fotográfico que deu vida a identidade visual do álbum, registro feito na Vila de Ponta Negra, em Natal/RN. Através do vídeo mãe, tia e filha se entrelaçam com a artista e demais pessoas presentes, nos conectando com a força de sua trajetória. O material está disponível no Youtube, foi gravado com câmera de celular e contou com a edição da produtora ​Bruxaria Digital​.

 

ASSISTA O VIDEOCLIPE

 

CLARA faz parte do cenário musical de Natal/RN, com mais de 12 anos de carreira musical já recebeu prêmios, gravou álbuns, participou de vários projetos musicais e festivais, fez turnês pelo Nordeste e uma turnê/residência na Europa em 2014. É com essa bagagem que a artista se lança em mais um nova experiência, intimamente alicerçada em sua ancestralidade.

Foto: Augusto Jr.  

 

“Força” conta com a sonoridade de beats eletrônicos e arranjos minimalistas, evocando elementos da Soul Music na interpretação marcante de CLARA. A canção fala sobre se ​enxergar preto, lutar para conquistar vitórias cotidianas e sobre o poder da união entre irmãos e irmãs da mesma cor. A sobreposição de vozes é outra característica da faixa, dando os primeiros indícios da estética elaborada para as músicas do álbum Volte e Pegue, que tem lançamento previsto para o início do segundo semestre de 2020.

 

Foto: Augusto Jr / Conceito Gráfico: Gabriela Barbalho  

 

 

Ao comentar sobre o processo que resultou neste novo álbum CLARA revisita sua própria história e afirma “É muito emocionante, mergulhar nesse universo de Mulher, Mãe e Negra habitante da periferia. O processo de gravação dessas músicas foi muito intenso, afinal, foram três anos de construção desse álbum. Acredito que ele demorou tanto a sair, porque é um processo poderoso de autoafirmação, mas também muito dolorido. Muitas vezes entrava no estúdio para gravar e só chorava. Só me percebi negra a partir de racismo que passei em momentos da minha vida, e se reconhecer negra é muito poderoso, ao mesmo tempo que dentro de você brota um ranço com a hipocrisia da sociedade e o racismo estrutural”.

 

A fotografia da capa ficou por conta do artista visual ​Augusto Júnior​, responsável pela direção de arte e o conceito gráfico foi desenvolvido por ​Gabriela Barbalho​. Augusto trouxe o conceito da SANKOFA e convidou outras pessoas para colaborarem com a construção da capa: Stefany Moreira compartilhando no Styling, Sânzia Pinheiro na Consultoria Artística, figurino e acessórios são assinados pela Negro Charme e o Cabelo por Luiza Fonseca, Stefany Moreira e Elderlanne Tibiano. Maquiagem por Will.

 

Sobre o álbum Volte e Pegue:

Volte e Pegue é a tradução do símbolo sankofa utilizado pelo sistema de escrita do povo Akaan na África Central. A sankofa está associada diretamente ao provérbio ”não é tabu voltar para trás e recuperar o que você perdeu”. Neste álbum​, ​Clara mergulha no seu universo de Mulher Negra, Mãe e habitante da periferia, onde observa um estado de sítio permanente e não declarado ao mesmo tempo, o acolhimento da comunidade, do lugar em que vive por mais de 20 anos.

Para que o álbum fosse produzido a artista criou uma campanha de financiamento coletivo na plataforma “Vakinha” com o intuito de custear o trabalho de parceiros e trabalhadores da cultura envolvidos em todas as etapas que envolvem a concepção de um álbum. Assista o ​vídeo da campanha​.

 

Paralelo ao financiamento coletivo, o lançamento do disco também foi aprovado no Edital de Economia Criativa 2020 do Sebrae/RN, mas a campanha continua em aberto para que o público possa colaborar em troca de recompensas exclusivas, já que em tempos de Pandemia a artista está com sua agenda de shows suspensa. Para acessar a campanha é só clicar no link:https://www.vakinha.com.br/vaquinha/volte-e-pegue

 

Equipe Geral
Cantora e Compositora: ​CLARA
Banda:​ Zé Caxangá e Samir Lemos
Consultoria Artística:​ Sânzia Pinheiro
Coordenação e Produção: ​DALE! Produções CulturaisAssessoria de Imprensa e Mídias Sociais: ​Cecília OliveiraSelo:​ Rizomarte Records

Ficha Técnica da Música:
Composição e Voz:​ CLARA
Produção Musical:​ Zé Caxangá
Guitarra, piano, baixo beat e sample:​ Zé CaxangáMixagem beat e Sint:​ Pedras

Ficha Técnica da Capa e Vídeo:
Direção Criativa e Fotografia: ​Augustos Júnior
Designer Capa do Single:
Styling:​ Sthepanie Moreira 
Figurino e Acessórios:​ N​egro Charme
Cabelo: ​Luiza Fonseca, ​Elderlanne Tibiano​ e ​Stéph​anie MoreiraMaquiagem:​ Will 
Captação de Imagens e edição

Vídeo Vakinha :​ Thamise Cerqueira

Captação de Imagens e edição Vídeo Clipe -Força:​ ​Bruxaria Digital

Apoio:​ Sebrae-RN - Edital de Economia Criativa 2020

 

Sobre a artista: 

CLARA Pinheiro é cantora e compositora, mulher preta de periferia e mãe. Desde muito cedo se identifica com o palco, por isso estudou teatro durante dez anos. Aceitando um convite da banda de vanguarda Pangaio, subiu ao palco acompanhada com uma banda pela primeira vez em meados de 2006, passando pela Orquestra Boca Seca banda que ainda integra.

Em 2010 toma frente da banda A Noite, mesmo ano que ganha o prêmio de júri popular de um festival local, o ​Festival de Música do Beco da Lama (​MPBeco​)​, saiu em turnê pelo Nordeste e tocou nos mais importantes festivais do estado. Clara já lançou quatro Eps e um CD e fez apresentações por três países da Europa no ano 2014 (França, Portugal, Bélgica).

Em 2016 inicia uma pesquisa sobre a obra de Gal Costa e Maria Bethânia, junto com a cantora Simona Talma que resulta no espetáculo Pássaros Proibidos.No mesmo ano, engravida e começa a mergulhar em si refletir sobre sua negritude e o seu lugar no mundo. Foram três anos de pesquisa buscando se conectar e encontrar o seu lugar na luta por equidade racial e de gênero, neste percurso nomes como Nina Simone, Angela Devis, Elza Soares, Martin Luther King, Billie Holiday, Itamar Assumpção, Carolina de Jesus, Jota Mombaça, Os Panteras Negras e tantos outros fizeram parte dos seus dias.

Neste momento de empoderamento, CLARA assume seu trabalho apenas como CLARA e ao mesmo tempo gesta de maneira independente um novo disco: “Volte e Pegue”, título inspirado na Sankofa, que tem este olhar no passado e na ancestralidade, trazendo pro hoje o que carregamos em nossas raízes.

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Siga
Procurar por tags
Please reload

Arquivo
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

© Rizomarte Records. Todos os direitos reservados

  • White Instagram Icon